domingo, 15 de abril de 2012

Alimentos Transgênicos


Estes são alguns dos exemplos de alimentos transgênicos


Obviamente, vocês devem estão se perguntando sobre a imagem a cima, kiwi em formato e tamanho de melancia?   

        Isso mesmo, serve apenas para ilustrar e exemplificar o tamanho da fruta, imaginem se poderíamos criar frutas de tamanhos pequenos em tamanho grande e bem mais nutritivos  que daqueles  desenvolvidas  naturalmente, é disso que a engenharia genética estuda, de como manipular geneticamente vegetais e animais, com objetivo de aumentar  a produção, também estuda componentes nutricionais  desses alimentos. Aparte desses estudos foram lançados os alimentos  transgênicos no mercado. Consumimos esses alimentos  diariamente, mesmo sem perceber, pois parecem tão iguais  com as que são produzidos naturalmente. Só foi possível fazer esses experimentos devido ao avanço tecnológica nessa área, essas descobertas da ciência tinha tudo para resolver o grande problema da humanidade, a fome e miséria do mundo, com o aumento na produção agrícola poderia diminuir os preços de alimentos, mas isso não foi possível, por três razões em primeiro lugar; os estudos científicos são financiados pelas empresas privadas com ânsia de lucrar com a descoberta. Segundo lugar; falta de interesse do governo em investir nas pesquisas, com finalidade de melhorar a qualidade de vida da população.                                                   

     Terceiro lugar; desinteresse da população em participar e conhecer os trabalhos de cientistas ou até mesmo seja com pequenas doações financiar as pesquisas, somente assim poderia ter retorno de imediato na sua qualidade de vida.

        É importante ressaltar que as plantas geneticamente manipuladas  são resistentes as mudanças climáticas, e as pragas , normalmente produz mais frutas que as outras, consequemente  diminui desmatamento, pois há menor utilização da área para o plantio desses sementes, frutos bem desenvolvidos  com aparência bem atraente, chamativo que vemos nos super mercados, acontece o mesmo na produção de carnes há um aumento excessiva, com rápida reprodução dos animais.  

          Porém apesar de vários benefícios no consumo desses alimentos, ainda não há estudos conclusivas sobre reações de nossos organismo ao consumir esses produtos. já em  relação as mutações que os alimentos recebem nos laboratórios devia ter estudos mais minuciosa de longo prazo  sobre efeitos negativos e positivos no organismo humana, prevenindo assim as futuras consequências.



                                                                                   

                                                                                     


Um comentário: